top of page

Carta endereçada à Fide

Na última semana, a Chapa Restauração enviou uma carta a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) para informar a situação da Confederação Brasileira de Xadrez no que diz respeito às eleições ao próximo quadriênio, salientando que a antiga gestão não está mais no comando da entidade máxima do xadrez brasileiro e mencionando algumas das dificuldades em concluir o processo da eleição em face de inúmeras irregularidades.


A carta que foi assinada pelo candidato a Presidência da CBX, Denrick Cabral, está apresentada na íntegra abaixo com um link no final para a própria carta que foi enviada.



--------------------------------------------------------------------------------



São Paulo, 24 de Janeiro de 2021.


Do Presidente da Chapa RESTAURAÇÃO DO XADREZ BRASILEIRO.


Ao Sr. Presidente da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ (FIDE)


Assunto: Comunicação de fim de Mandato da Confederação Brasileira de Xadrez


Viemos pelo presente ofício comunicar a FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ (FIDE) fatos referentes a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ-CBX, que o mandato do anterior Presidente GM Darcy Lima com sua diretoria e o Conselho FIscal da entidade encerrou-se no dia 31 de dezembro de 2020, conforme demonstra através da juntada da Ata da Assembleia Geral Extraordinária de 01 de dezembro de 2016, (Averbação n 10.306 em anexo).


Esclarece que as eleições anteriormente marcadas para os dias 02 e 31 de dezembro de 2020, foram suspensas por determinação judicial emanadas do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Brasil, por diversas irregularidades do Editais convocatórios.


Seguem em anexo as duas decisões da Justiça Brasileira que em atendimento aos pedidos das 16 (dezesseis) das 27 (vinte e sete) federações estaduais de xadrez do país, que foram irregularmente impedidas de participar do processo eleitoral pela Confederação Brasileira de Xadrez e seu ex-Presidente, GM Darcy Lima.


Ação Ordiária de Nulidade do Edital de Convocação cumulada com pedido de Tutela de Urgência, processo tombado sob o número 0001567-98.2020.8.08.0056.


Agravo de Instrumento da 2a Câmara Cível do TJ/ES, Brasil que concedeu liminar e determinou a suspensão da Assembleia Geral Ordinária de Eleições marcada para o dia 02 de dezembro de 2020.


Ação Ordinária de Nulidade do Edital de Convocação cumulada com pedido de Tutela de Urgência, processo tomabdo sob o número 5000473-30.2020.8.08.0056, em tramite na Comarca de Santa Maria do Jetibá/ES.


Agravo de Instrumento número 202001155314, com decisão favorável do pedido de tutela de urgência no âmbito recursal.


Esclarecemos também que o Estatuto atual da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ não atende as disposições das leis brasileiras, estando a mesma impedida de receber verbas públicas e que a entidade não pode realizar qualquer ato formal, registros e cobrança de taxas, até a eleição de nova Presidência, sob pena de anulação judicial.


Informamos também que a legislação brasileira não permite mais de uma reeleição, totalizando 08 (oito) anos. Assim todos os atos do ex-Presidente Darly Lima após 2020 são nulos e sem efeito.


A Chapa RENOVAÇÃO DO XADREZ BRASILEIRO participará da eleição marcada para o dia 31 de janeiro de 2021, para a escolha da nova diretoria e Conselho Fiscal para o quadriênio 2021 - 2024, conforme edital em anexo.


Atenciosamente,

Denrick Cabral José Jorge.




--------------------------------------------------------------------------------



Abaixo segue link com a carta que foi enviada.





454 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page